Venha conhecer a solução de empréstimo de tablets da HUBLET .Conheça a solução que assegura a inclusão digital.
A Biblioteca Gabriel García Marquéz fica localizada no bairro de Sant Martí de Provençals, em Barcelona, e recebeu em 2023 o prémio de Biblioteca do Ano, atribuído pela IFLA - Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas.
O prémio da IFLA reconhece as bibliotecas públicas que combinam de forma bem sucedida arquitetura aberta e funcional com soluções de tecnologia de informação funcionais, desenvolvimentos digitais e cultura local.
No vídeo disponibilizado no link abaixo, poderão ver como o nosso parceiro Bibliotheca participou para ajudar a conseguir este feito.
A Biblioteca Pública Municipal de Gaia, recentemente reabilitada, dispõe de um conjunto de serviços de excelência. Pela implementação de sistema de identificação digital RFID da Bibliotheca, os utilizadores podem facilmente emprestar e devolver através de estação de auto empréstimo. O controlo e circulação dos documentos ficou mais facilitado. Possuem ainda a possibilidade de obter por empréstimo tablets para uso na biblioteca. Uma estação de auto empréstimo Hublet , onde o utilizador se identifica, disponibiliza um tablet com um perfil de informação definido pela biblioteca para ajudar os seus utilizadores. Estes equipamentos podem por exemplo ser usados para a leitura de jornais e revistas disponibilizados pela biblioteca através da plataforma digital PressReader. Com mais de 7000 publicações nacionais e internacionais dos mais diversos temas, permite pesquisa por país de origem, língua e categorias. Visite a sua biblioteca. Serviços para si.
"A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acaba de adquirir um sistema que permite o empréstimo de tablets para uso nas bibliotecas do Centro de Documentação e Informação (CDI), através dos quais os utilizadores podem facilmente aceder a conteúdos educativos, a artigos científicos e livros eletrónicos (ebooks) contidos nas bases de dados fornecidas pela b-on (Biblioteca do Conhecimento Online) e pela EBSCO (empresa pioneira na área dos serviços de biblioteca), a jornais, revistas e outros serviços digitais. Navegando na web com estes dispositivos eletrónicos portáteis de ecrã tátil, disponíveis nas bibliotecas dos polos A e B, é também possível ouvir música, ver filmes, séries e programas. «O sistema Hublet é uma solução que permite disponibilizar à comunidade académica 12 tablets que podem ser requisitados nas instalações das bibliotecas (6 em cada polo). Este empréstimo visa proporcionar aos utilizadores do CDI um novo suporte para as atividades letivas, de pesquisa e de estudo, bem como garantir o acesso às novas tecnologias de informação», afirma o coordenador do CDI, João Afonso Gomes. Como funciona este sistema Hublet, finlandês? Num primeiro momento, os utilizadores identificam-se e pedem, junto dos técnicos da biblioteca, um código QR ou PIN, que utilizarão para desbloquearem um dos seis tablets Android acoplados na denominada estação Hublet, que é controlada por um software de gestão associado a todo o sistema. O dispositivo eletrónico portátil é, então, desbloqueado da estação, pronto para ser usado. Finda a utilização, tablet é encaixado, de novo, na estação de acoplagem, onde todos os dados e configurações criadas são apagados, ficando disponível para o próximo interessado. «Num processo de utilização user-friendly (amigo do utilizador), divertido e vanguardista, as bibliotecas do Centro de Documentação e Informação apostam na transição digital, contextualizando o seu espaço e inserindo-se no seu tempo», considera o técnico superior João Afonso Gomes. De acordo com o coordenador do CDI, desde 2022 que «a comunidade académica da ESEnfC passou a ter disponíveis novos conteúdos através da b-on, quer em regime de all for all, quer em regime de some for some» (com acesso a tudo, ou apenas a alguns assuntos e matérias)." Publicado em https://www.esenfc.pt/pt/showNews/7112
Vamos fazer da sua biblioteca um lugar onde os seus utilizadores pensam primeiro quando precisam de uma ferramenta digital para auxiliá-los, por exemplo, para uma entrevista online ou simplesmente quando o dispositivo está avariado/sem bateria.
As bibliotecas são um lugar para onde a comunidade vai quando precisa de um lugar para estudar, fazer reuniões, etc., pois estas estão disponibilizando espaços tranquilos e ferramentas assistidas gratuitamente, especialmente ferramentas digitais.
E você sabe, há mais coisas que uma biblioteca pode oferecer à sua comunidade quando adota a solução Hublet no seu sistema digital. O que são esses serviços? Confira mais aqui.
RemoteLocker de exterior: Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana para todas as bibliotecas.
Recolha de reservas no exterior com plataforma de informação e distribuição da biblioteca: entregue materiais e mensagens da biblioteca em qualquer lugar
A pandemia mudou fundamentalmente a maneira como acedemos a bens e serviços e os materiais da biblioteca não são exceção. Conveniência e segurança tornaram-se primordiais e as expectativas dos utilizadores, que já eram elevadas pelo aumento dos serviços por reserva, aumentaram dramaticamente.
As bibliotecas estão respondendo oferecendo maneiras mais fáceis e convenientes para os utilizadores emprestarem e devolverem itens com serviços fora da biblioteca e armários de recolha de reservas. Para as bibliotecas que têm a sorte de fornecer acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana numa entrada no interior, os armários de coleta oferecem aos utilizadores acesso 24 horas por dia aos materiais da biblioteca.
Saiba mais
Ver folheto do produto AQUI
Aprendendo enquanto joga.
A Biblioteca Lahti City usa a solução Hublet para gamificar o conhecimento da biblioteca para os alunos!
A biblioteca colabora com várias escolas secundárias locais para organizar a caça ao tesouro como parte de um programa contínuo de cultura e aprendizagem. Os alunos não precisam de nada mais do que um tablet Hublet para ler os objetos escondidos, que são colocados em vários locais da biblioteca. À medida que cada objeto é descoberto, a equipa resolve os enigmas, que os levam à próxima pista e ao próximo objeto.
Pode ler o artigo completo no link disponibilizado abaixo (> ver artigo completo)
E pode ver o vídeo de apresentação.
As Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) é agora aderente PressReader, através da WECUL
Uma ótima notícia para a comunidade, que com esta ferramenta ganha um acesso simples, seguro e digital a mais de 7 mil publicações, livros e revistas, nacionais e internacionais.
Informe-se junto da sua Biblioteca aderente e comece desde já a navegar por toda a informação que mais interessa. Saiba mais >AQUI.
A Princh, solução de impressão para Bibliotecas em regime de auto-atendimento, distribuída em Portugal pela WECUL, permite servir de modo diferenciado os membros da sua comunidade.
Além de proporcionar um experiência simples, mas diferente, com Princh, estará a reduzir a sua pegada ambiental, na redução do desperdício de papel, na compatibilidade com quaisquer impressoras e na configuração otimizada das impressões através do painel de controlo.
Conheça AQUI como promover uma impressão mais sustentável na sua Biblioteca e não deixe de nos contactar para aderir à Princh.