notícias Wecul

Biblioteca – um lugar que a comunidade local usa quando precisa

Vamos fazer da sua biblioteca um lugar onde os seus utilizadores pensam primeiro quando precisam de uma ferramenta digital para auxiliá-los, por exemplo, para uma entrevista online ou simplesmente quando o dispositivo está avariado/sem bateria.

As bibliotecas são um lugar para onde a comunidade vai quando precisa de um lugar para estudar, fazer reuniões, etc., pois estas estão disponibilizando espaços tranquilos e ferramentas assistidas gratuitamente, especialmente ferramentas digitais.

E você sabe, há mais coisas que uma biblioteca pode oferecer à sua comunidade quando adota a solução Hublet no seu sistema digital. O que são esses serviços? Confira mais aqui.

Acesso às reservas continuamente com o novo remoteLocker de exterior.

RemoteLocker de exterior: Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana para todas as bibliotecas.

Recolha de reservas no exterior com plataforma de informação e distribuição da biblioteca: entregue materiais e mensagens da biblioteca em qualquer lugar

A pandemia mudou fundamentalmente a maneira como acedemos a bens e serviços e os materiais da biblioteca não são exceção. Conveniência e segurança tornaram-se primordiais e as expectativas dos utilizadores, que já eram elevadas pelo aumento dos serviços por reserva, aumentaram dramaticamente.

As bibliotecas estão respondendo oferecendo maneiras mais fáceis e convenientes para os utilizadores emprestarem e devolverem itens com serviços fora da biblioteca e armários de recolha de reservas. Para as bibliotecas que têm a sorte de fornecer acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana numa entrada no interior, os armários de coleta oferecem aos utilizadores acesso 24 horas por dia aos materiais da biblioteca.

Saiba mais

Ver folheto do produto AQUI

Gamificação – aprender enquanto joga

Aprendendo enquanto joga.
A Biblioteca Lahti City usa a solução Hublet para gamificar o conhecimento da biblioteca para os alunos!

A biblioteca colabora com várias escolas secundárias locais para organizar a caça ao tesouro como parte de um programa contínuo de cultura e aprendizagem. Os alunos não precisam de nada mais do que um tablet Hublet para ler os objetos escondidos, que são colocados em vários locais da biblioteca. À medida que cada objeto é descoberto, a equipa resolve os enigmas, que os levam à próxima pista e ao próximo objeto.

Pode ler o artigo completo no link disponibilizado abaixo (> ver artigo completo)

E pode ver o vídeo de apresentação.

Hublet – Sharing digital world, tablets for shared use!

A Hublet é uma solução de empréstimo de tablets em Bibliotecas.

Com Hublet, os seus utilizadores poderão aceder a livros, jornais, revistas e serviços digitais, ver filmes, séries e programas preferidos, jogar e navegar na web, aceder facilmente conteúdo educativo, ouvir música e muito mais! Tudo isto através de um tablet android (Samsung) requisitado autonomamente (numa estação Hublet) e gerido pelo staff da Biblioteca (Software de Gestão Hublet).

Num processo de utilização user-friendly, divertido e vanguardista, a sua Biblioteca apostará na transição digital, contextualizando o seu espaço.

Consulte mais informações e conheça todas as vantagens sobre esta solução distribuída em Portugal pela WECUL no nosso FOLHETO e em https://gethublet.com/.

As Bibliotecas do Algarve são PressReader!

As Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) é agora aderente PressReader, através da WECUL

Uma ótima notícia para a comunidade, que com esta ferramenta ganha um acesso simples, seguro e digital a mais de 7 mil publicações, livros e revistas, nacionais e internacionais.

Informe-se junto da sua Biblioteca aderente e comece desde já a navegar por toda a informação que mais interessa. Saiba mais >AQUI.

Princh e uma menor pegada ambiental

A Princh, solução de impressão para Bibliotecas em regime de auto-atendimento, distribuída em Portugal pela WECUL, permite servir de modo diferenciado os membros da sua comunidade.

Além de proporcionar um experiência simples, mas diferente, com Princh, estará a reduzir a sua pegada ambiental, na redução do desperdício de papel, na compatibilidade com quaisquer impressoras e na configuração otimizada das impressões através do painel de controlo.

Conheça AQUI como promover uma impressão mais sustentável na sua Biblioteca e não deixe de nos contactar para aderir à Princh.

A Biblioteca de Santa Maria da Feira no apoio à sua comunidade

A PressReader, com o apoio da WECUL, conduziu um estudo junto da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Esta análise debruçou-se no projeto «Leitura em Linhas» da Biblioteca, compreendo a sua ótica de potenciar o seu papel na comunidade.

O projeto consiste, sumariamente, em fazer os livros chegarem à população que, pelo seu contexto académico, profissional e/ou social, se viram afastados deles.

A Dra. Etelvina Araújo (Direção BMSMF) suporta este estudo com informação pertinente, e congratula-se o seu trabalho, e do restante staff, por melhorar e aumentar o impacto da Biblioteca no seu seio comunitário.

Conheça este estudo com todo o detalhe AQUI.

PressReader – Literacia digital

A literacia digital é uma das bandeiras PressReader, a qual a WECUL se associa, em Portugal.

Com o enaltecer de pensamento crítico, seremos mais capazes de avaliar toda a informação que nos chega, especialmente pelo conteúdo em constante atualização dos meios de comunicação digitais.

Com isto, a PressReader disponibiliza AQUI, um kit de apoio à literacia digital dos mais novos. Inscreva-se e aceda aos meios necessários a auxiliá-lo no caminho da era da informação!

Bibliotecas de Cascais são PressReader

As Bibliotecas de Cascais são agora PressReader, através da WECUL.

A PressReader é plataforma que dá um acesso simples, seguro e digital a mais de 7 mil publicações, jornais e revistas, nacionais e internacionais.

Estas são ótimas notícias para os utilizadores das Bibliotecas de Cascais, que passarão a conseguir, com as suas credenciais da Biblioteca, aceder a toda a informação através do seu PC, tablet ou smartphone.

Esta é uma ferramenta na vanguarda da distribuição das publicações, com a informação a chegar aos consumidores a todo o momento, sem o esforço do tratamento de material físico.

Ao Município de Cascais a WECUL agradece a confiança e congratula pelo esforço em servir mais e melhor a sua Comunidade, num exemplo a ser seguido.

Imagem: Cultura Cascais/Município Cascais.

Novo look PressReader!

A PressReader ganhou uma nova cara!

Mantendo a mesma experiência de leitura que conquistou a comunidade das Bibliotecas Públicas Portuguesas, PressReader renovou-se!

Mais intuitiva e limpa, a navegação em PressReader custa, agora, menos cliques com uma página inicial mais simples e limpa.

As publicações favoritas, guardadas ou recentemente abertas o utilizador poderá explorar esta ferramenta de forma mais amigável e ágil, com vista em grelha.

Explore a nova PressReader e não deixe de nos contactar para saber mais sobre esta atualização e esclarecer quaisquer questões!

PressReader, por um melhor acesso à informação que interessa!